Veja Um resumo do Romantismo na literatura para copiar e compartilhar
Um resumo do Romantismo na literatura
A escola literária teve origem na Europa no século 18, e seu primeiro professor publicou O sofrimento do jovem Werther em 1774.
O Romantismo é uma escola literária que se originou na Europa no século XVIII e que valoriza a subjetividade, o sentimentalismo e o nacionalismo. A primeira conquista do movimento foi a publicação em 1774 do romance alemão de Johann Wolfgang von Goethe, O Sofrimento do Jovem Werther.
Características principais
O romantismo foi o primeiro a romper com os valores literários clássicos associados aos séculos XV e XVI e enfatizou a cultura greco-romana e a mitologia pagã. O movimento anterior, o barroco, também tentou romper com o classicismo do século XVII, mas sem sucesso.
O romance é uma continuação da poesia épica encontrada nos clássicos de viagens durante a Viagem do Grande Mar. Tanto na prosa quanto na poesia romântica, o aspecto formal dos clássicos é esquecido - na poesia ele se manifesta na poesia sem rima, sem métrica e sílaba.
Na literatura romântica europeia, ao contrário, os heróis nacionais são os belos e corajosos cavaleiros da Idade Média e, além da paixão, há a ascensão da pátria e do passado histórico.
Romantismo em portugal
Em Portugal, a ascensão do Romantismo esteve ligada a lutas civis entre liberais e conservadores. Isso é reforçado pela renúncia da Casa de Pedro I ao trono do Brasil e sua luta pelo trono de Portugal, ao lado dos liberais.
O movimento romântico começou no país com a publicação em 1825 do poema "Camis" de Almeida Jarrett. Escrita pelo autor durante o exílio em Paris, a sua obra procura salvar o passado e o orgulho do povo português.
Outro grande livro de Jarrett é Viagens na Minha Terra, editado originalmente pela série, formato popular no romance. A obra é essencial para a compreensão do colapso do Império Português e está dividida em duas partes: começa com uma história sobre a viagem do autor de Lisboa a Santarém e termina com uma história de amor entre os personagens Carlos e Guanini, “A Menina Rouxinol” .
Romantismo no brasil
A prosa romântica brasileira começa com Joachim Manuel de Macedo, autor de Moreninha (1844), considerada a primeira novela brasileira (escrita em brochura). O romantismo no Brasil é dividido em três gerações principais:
O primeiro é nacional, indiano e religioso. A independência levou à necessidade de se separar da Europa e criar arte nacional, mas o modelo estético apareceu de acordo com a tendência europeia. Em vez de um herói medieval, foi tomada a imagem de um índio e outros elementos da cultura nacional.
São as obras de José de Alencar, que cultua a imagem de um índio, temos os mais famosos romances indígenas como O Guarani (1857), Irasema (1865), Ubirajara (1874) ou O Sertanejo (1875), entre outros .
Manuel Antonio de Almeida também aparece no romance Memórias de um sergência de Milícias (1852), publicado na série do jornal Correio Mercantil. O romance enfoca os personagens mais humildes e marginalizados que caracterizam o romance desta geração.
A segunda geração (1853-1869) é caracterizada pelo pessimismo, uma pulsão de morte, egoísmo, emocionalismo exagerado, uma fuga da realidade e do mal do século. Este movimento é conhecido por ser ultra-romântico.
Há uma grande influência de George Gordon Byron, mais conhecido como Lord Byron, o autor de literatura negra. Nesse período, surgiram os seguintes poetas: Alvarez de Azevedo, Casemiro de Abreu, Fagondes Varela e Junqueira Freire.
A terceira geração desenvolve poesia de cunho político e social. Porque em um momento em que o movimento pela abolição da pena de morte ganha força entre os intelectuais, essa geração é chamada de "condoreirismo" em referência ao condor pássaro, que voa alto e representa o desejo de renovar a sociedade brasileira.
Vale destacar que o poeta Castro Alves, formado em direito, é um dos maiores defensores da abolição da escravidão e da república, conhecido como “o poeta dos escravos”. Seu poema mais famoso é "On Navio Negreiro" em 1868. Espumas Flutuantes (1970) também inclui seus poemas expressionistas mais importantes.
Gostou do Um resumo do Romantismo na literatura? Compartilhe com seus amigos